top of page

Como São Feitos Carimbos


Você já tentou fazer um carimbo personalizado?

Já se perguntou como carimbos são feitos?

Eu havia tentado várias vezes criar carimbos para a Coelhoshow mas só encontrava gráficas que trabalhavam com tamanhos pequenos, apenas letras, nada de desenhos ou logos complexos.

Foi perguntando aqui e ali que acabei descobrindo por meio de uma tia (santas tias!) esse carimbeiro incrível, o Roberto, que não só faz qualquer coisa em forma de carimbo mas também topou mostrar para a gente um pouquinho de como funciona o processo:

Primeiro você cria ou encontra um desenho que queira transformar em carimbo, precisar ter uma qualidade boa e estar digitalizado.

Ele pega seu arquivo em jpeg e transforma em uma transparência, igual aquelas de retroprojetor (infelizmente não havia nenhum para fotografar).

Essa transparência será exposta junto com uma placa de borracha à uma luz muito forte. Acontece que essa borracha não é comum e sim um polímero fotossensível ou seja, quando exposta à muita luz ela se destrói.

A parte preta das transparência protege partes da borracha – exatamente as partes que formam o desenho – rá!

Ou seja, a placa de borracha vai ficar rebaixada onde não tem desenho e em relevo onde tem:

Como essa luz é especialmente forte e localizada, é preciso uma câmara especial para esse processo, essa máquina que lembra um pouco um scanner.

A quadrada que lembra um forno serve para “lavar” a borracha com um jato forte para tirar a parte “queimada” desfeita, criando o relevo.

Com a borracha na forma desejada, o carimbo está quase pronto, falta colocar em uma base de madeira para ser usado com mais facilidade, passar na almofadinha de tinta e não sujar os dedos.

O Roberto também faz a base, em um pequeno ateliê de marcenaria, tudo 100% artesanal, cortado, lixado e montado lá mesmo!

Tudo isso é feito na casa mais simples e fofínha do mundo, com um jardim cheio de orquídeas, enfeites e uma casa de boneca para a filha dele brincar

Ele é praticamente o Willy Wonka dos carimbos!

Além de fornecer para grandes lojas de artesanato ele também aceita encomendas e atende em casa onde existe um cômodo que é praticamente um paraíso para quem curte crafts, lá tem zilhões de carimbos prontos para escolher e comprar na hora com preço bem amigo.

Eu e minha fiel escudeira Ritinha piramos totalmente!

Se você também quer conhecer e ter seus próprios carimbos, o Roberto é das antigas e atende por email: r.ortega62@terra.com.br

Beijos Lívia Costa

DICAS DE COZINHA

DA SARA!

#1 

Sou um parágrafo. Clique aqui para editar e adicionar seu texto.

 

#2

Sou um parágrafo. Clique aqui para editar e adicionar seu texto.

 

#3

Sou um parágrafo. Clique aqui para editar e adicionar seu texto.

bottom of page