top of page

Restauração de Cômoda


Minha cômoda (ex) verdinha já havia vivido comigo muitas aventuras depois que a comprei – usada – em um brechó de móveis cerca de 5 anos atrás. Os nichos laterais e tamanho das gavetas são ideais para o meu ateliê, é meu móvel mais versátil, o que eu mais uso e as gavetas que mais trabalham, então resolvi que era hora de uma reforma total.

Dá uma Olhada como foi:

Ela estava bem acabada, torta, rodinhas quebradas, desbotada e com puxadores fora de moda. O primeiro passo foi desmontar tudo, inclusive os trilhos das gavetas e puxadores.

Depois lixei, lixei e lixei, cerca de 3 vezes diminuindo a grossura da lixa.

Eu tenho uma lixadeira, se você pretende entrar na brincadeira de reforma de móveis, vale muito a pena investir em uma.

Lembre-se sempre de que usar equipamento de segurança é muito importante não só para evitar ferimentos mas também para o seu próprio conforto pois a poeira é grande, entra nos olhos, vias respiratórias e resseca a pela, portanto, luvas e óculos de proteção são fundamentais.

Como se sua saúde não fosse motivação suficiente eu tirei fotos das minhas unhas antes e depois de 3 horas lixando para você notar o quanto a luva preserva sua mão!

Manicure intacta, yes!

O próximo passo é escolher uma cor (maravilhosa) e pintar, nessa hora usei mais um “gadget” da marcenaria, compressor de tinta! É claro que pintar com rolinho também dá super certo mas estou amando usar o compressor, facilita muito o trabalho e o acabamento fica perfeito. Se vocês se interessarem faço um post só sobre ele no futuro.

Primeiro dei uma demão de base branca e depois parti para a cor em si.

Agora é só remontar tudo, parafusa daqui, parafusa dalí… aproveite os buraquinhos que já existiam dos trilhos das gavetas para saber onde recolocar todo exatamente na posição correta.

Rodinhas novas e para o toque final puxadores incríveis de cerâmica estilo pitanga com detalhes em dourado.

Beijinho no ombro para os puxadores velhos!!!

Os nichos laterais são perfeitos para guardar baguncinhas, que são naturais da vida né, o fato é que eu não abriria mão de colocar nesse espaço potes de cola, recortes de madeira e outros objetos úteis mas nada atraentes.

A solução foi fazer cortinas para esse espaço, utilizei a sobra do tecido da cabeceira que fiz para a cama, acabou ficando bem charmoso e dei adeus ao visual bagunçado.

E o resultado final:

Espero que a alegria da restauração te inspire, não tem nada mais gostoso do que ter um resultado positivo de algo que fizemos com as próprias mãos.

Beijos!

DICAS DE COZINHA

DA SARA!

#1 

Sou um parágrafo. Clique aqui para editar e adicionar seu texto.

 

#2

Sou um parágrafo. Clique aqui para editar e adicionar seu texto.

 

#3

Sou um parágrafo. Clique aqui para editar e adicionar seu texto.

bottom of page