top of page

Mesa de Cavalete - Como Fazer

Fiz essa mesa para ser a peça central do meu ateliê, com certeza será a mais usada, a alma desse espaço, onde posso costurar, fazer trabalhos em geral e me reunir com alunos e amigos.

É com certeza um ótimo projeto para iniciantes, tão simples que dá até vergonha de fazer passo a passo. Quer ver?

Pegue dois cavaletes e coloque uma tábua em cima, voilá, sua mesa está pronta!

Brincadeiras à parte, é claro que tem algumas dicas, vamos lá.

Os cavaletes que usei são de madeira, bem simples e baratos, esses eu já tinha em casa mas sei que em lojas de material de construção atualmente custam cerca de 30 reais cada. Como eu gosto das minhas coisas bem bonitas preferi pintar tudo, praticamente qualquer tinta serve mas usei um esmalte sintético fosco. Além disso lixei todas as partes da mesa antes, isso deixa um acabamento mais bonito e evita farpas especialmente nos cantos.

Para o tampo da mesa usei uma tábua de porta, simplesmente comprei uma básica, sem nenhum acabamento, sem buracos para fechadura, uma porta crua, custou 80 reais. Também é fácil de encontrar em lojas de material de construção ou, se você estiver em São Paulo, recomendo uma visita à região do gasômetro onde existem várias lojas madeireiras e é sem dúvida um passeio interessante.

Por questões logísticas (ele é muito grande e pesado para se virado toda hora e transportando pela casa) decidi pintar meu tampo com rolinho, já no lugar onde ia ficar, em cima dos cavaletes. Nessa hora muito cuidado para não sujar nada.

Para aproveitar cada espaço decidi transformar meu cavalete em prateleira, mandei cortar duas tábuas (não esqueça de medir direitinho) e usar a junção dos pés como apoio, as minhas não foram nem pregadas ou parafusadas, só coloquei em cima mesmo.

Ainda sobre o fato de não ter pregados as tábuas é importante falar que se você vai fazer a mesa da mesma forma que eu, tudo estará solto. Eu não parafusei nem preguei nada, é realmente um projeto simples para iniciantes. Ainda assim a mesa é super firme e não balança. A única desvantagem é que se você precisar arrastá-la ou muda-la de lugar precisa fazer isso com cuidado, pois os cavaletes podem se fechar e cair. Se quiser fazer algo mais sólido, basta parafusar os cavaletes na mesa e pregar as tábuas das prateleiras. Eu optei por não fazer isso pois sempre gosto de preservar os materiais, por exemplo se daqui a algum tempo eu não quiser mais essa mesa e decidir usar os cavaletes e tampo para outro projeto eles não estarão cheios de furos, esse é meu estilo, mas é bem pessoal.

Resultado final:

2 cavaletes R$60,00

porta de madeira R$80 reais

2 tábuas de MDF para prateleiras R$40 reais

R$50 em tinta, pincéis e rolinhos

Total: R$230 por uma mesa grande.

Em nenhuma loja de móveis, nem em sonhos, se encontra uma mesa assim por esse valor.

DICAS DE COZINHA

DA SARA!

#1 

Sou um parágrafo. Clique aqui para editar e adicionar seu texto.

 

#2

Sou um parágrafo. Clique aqui para editar e adicionar seu texto.

 

#3

Sou um parágrafo. Clique aqui para editar e adicionar seu texto.

bottom of page