top of page

Caderno De Bolso - Como Fazer


Sou uma maníaca confessa por cadernos, não resisto à um caderninho novo, capa bonita, folhas em branco, até o cheiro é bom.

Além de objetos de desejo é claro que eles são muito práticos, gosto de ter na cabeceira da cama, na bolsa, perto do telefone.

Não é bom ter como anotar uma idéia antes que ela desapareça tão rápido quanto veio?

Por isso ter vários cadernos pequenos já faz parte da minha vida e eu mesma os faço em casa, vem comigo:

Uso papel sulfite para as folhas e para a capa papel de scrapbook ou papel cartão.

Costumo usar o tamanho A4 e corto no meio para o caderno ficar no tamanho A6 (10,5 cm x 14,8 cm), quando dobrado no meio.

Ao cortar o papel da capa deixe com 0,5 cm a mais, tanto na largura quanto na altura – pois o volume das folhas dentro do caderno faz elas “vazarem” para fora se a capa for do mesmo tamanho.

Agora vamos costurar as páginas, deixe a capa de lado por enquanto.

Marque o meio do papel e junte todas as folhas bem alinhadas.

Para que elas não saiam do lugar segure-as com um clipes ou grampo.

Existem muitas técnicas de costura para cadernos artesanais, no caso desse caderno com poucas folhas gosto de passar o papel na máquina de costura.

Talvez grandes entendidos em encadernação artesanal considerem isso um sacrilégio, mas o fato é que funciona e para até 12 folhas fica ótimo e fácil de fazer (mais do que isso uma máquina caseira não vai dar conta e pode quebrar a agulha).

Com a parte das folhas unida pela costura, só falta colocar a capa.

O segredo é juntar a primeira e a última folha na capa com uma fita adesiva grossa. Mais uma vez segure tudo com os clipes para ficar alinhado. Se quiser um acabamento melhor, depois de unir com a fita cole a primeira página na parte de dentro da capa do caderno.

Eu gosto da aparência dessa fita marrom então deixei aparecendo mesmo, inclusive usei na parte de fora de um dos meus cadernos.

Uma das coisas que mais gosto em fazer minhas próprias coisas é poder dar atenção especial aos detalhes e me divertir com eles.

Para dar um toque especial usei um cortador de quina e arredondei todos os cantos das folhas e das capas para uma aparência mais profissional.

Quando uso papel liso para a capa gosto de decorar com carimbos, adesivos e washi tape.

E assim tenho sempre um lugar especial para minhas anotações, rabiscos e memórias!

DICAS DE COZINHA

DA SARA!

#1 

Sou um parágrafo. Clique aqui para editar e adicionar seu texto.

 

#2

Sou um parágrafo. Clique aqui para editar e adicionar seu texto.

 

#3

Sou um parágrafo. Clique aqui para editar e adicionar seu texto.

bottom of page