top of page

Cabeceira Para Cama - Como Fazer


Minha cama foi feita sob medida mas quando fiz a encomenda decidi que deixaria para comprar a cabeceira depois… fui aos shoppings de decoração e minha decepção foi enorme, preços estratosféricos, peças de gosto duvidoso, nada tinha a ver comigo. Então, decidi fazer eu mesma e para surpresa geral na nação, foi muito fácil!

Primeiro é preciso medir a largura e altura da cama e decidir qual a altura terá a cabeceira. Uma parte dela vai ficar atrás da cama, apoiada no chão, o resto é o que vai aparecer.

Com as medidas na mão você vai precisar de:

-Uma tabua de madeira MDF (barato, leve e fácil de trabalhar) cortada nas medidas que você fez. Em lojas grandes de material de construção vendem e cortam sob medida. Certifique-se de que a tábua tenha uma espessura de pelo menos 1,5 cm para não empenar.

-Manta de espuma na espessura que você desejar, em São Paulo é possível encontrar todo tipo de espuma na Rua Rangel Pestana. Se estiver em outra cidade, um “santo Google” pode te ajudar a encontrar uma boa loja de espumas.

-Tecido bem lindo, que combine com a sua casa. Minha dica é que você use tecidos de tapeçaria, próprios para decoração pois são mais grossos, resistentes e fáceis de trabalhar. O meu eu comprei na Aladin, sou louca por essa loja e o preço é imbatível. Na loja Cinerama também tem tecidos muito bons e bonitos, sempre vale uma visita.

-Ferramentas: Tesoura, estilete, cola em spray, grampeador de tapeceiro ou tachinhas e martelo.

Para montar a cabeceira em casa recomendo que você trabalhe no chão pois vai precisar de um lugar onde apoiar tudo – e quase ninguém tem uma mesa grande o suficiente.

Estique a espuma no chão, coloque a madeira por cima e recorte a espuma com o estilete acompanhando o tamanho da madeira, depois é só aplicar a cola spray na madeira e colar a espuma.

Deixe secar um pouco e vamos para a parte do tecido.

Coloque o tecido bem esticado e passado no chão, com o avesso para cima e faça o seguinte “sanduíche”: Tecido, espuma, madeira.

Vá dobrando o tecido por cima da madeira e prendendo com grampeador ou as tachinhas, lembrando sempre de esticar bem.

É só fazer isso em toda a volta.

Os cantos são um pouco mais chatinhos, é preciso fazer com capricho uma dobradura, como a indicada na foto, se você cortar o excesso de tecido fica menos embolado e mais bonito.

Se quiser fazer um acabamento, dobre a sobra do tecido duas vezes, criando uma barra e grampeie novamente.

Nem parafusei a cabeceira na cama pois ela ficou bem firme apenas presa entre a cama e a parede e achei que seria mais “saudável” para as madeiras evitar os furos extras mas isso fica a critério de cada um.

Gostei tanto da experiência e foi tão simples de fazer que estou pensando até em arriscar um forro de poltrona. Mas essa será uma outra aventura…

DICAS DE COZINHA

DA SARA!

#1 

Sou um parágrafo. Clique aqui para editar e adicionar seu texto.

 

#2

Sou um parágrafo. Clique aqui para editar e adicionar seu texto.

 

#3

Sou um parágrafo. Clique aqui para editar e adicionar seu texto.

bottom of page