top of page

10 Dicas Para Trabalhar Em Casa E Ser Mais Protutivo

Trabalhar sem patrão na sua orelha, sem horário para chegar ou sair e sem pegar congestionamentos é o sonho de muitas pessoas, mas não se esqueça de que não existe trabalho “sem trabalho”.

Para ser seu próprio chefe e especialmente para trabalhar dentro de casa é preciso bastante disciplina.

Se você trabalha ou está pensando em trabalhar no esquema home office, aqui vão algumas dicas:

1 – Use o despertador

Não estou falando que você precisa acordar às 6h da manhã, mas ter uma rotina é legal para não perder o foco. Escolha um horário confortável para você, que combine com os seus compromissos e acorde sempre no mesmo horário. Não importa que horas você começa a trabalhar, na hora em que começar, trabalhe para valer.

2 – Use roupa de trabalho, se arrume

Se você vai ficar em casa, sozinho, não tem necessidade de usar salto alto, ou gravata mas ficar de pijama o dia todo pode sim atrapalhar seu rendimento. Deixe a preguiça na cama ao se levantar, faça exercícios, tome banho e vista-se mesmo que sejam roupas confortáveis.

Nada de meia por cima do moletom velho! Eu por exemplo, gosto até de passar batom, isso me estimula a ser mais profissional, resistir a eventuais “esticadinhas” no sofá e de certa forma estou sempre de prontidão se precisar resolver algo na rua ou receber um cliente.

3- Ignore as coisas que te distraem

Distrações estão por toda parte: O cachorro que quer brincar, filhos, televisão, telefone que toca, parentes que acham que você, por trabalhar em casa, tem tempo para tudo e o pior de todos:

As redes sociais!

Pense nas distrações como um perigo para o seu negócio, elas são o crack do home office.

Fica ainda mais difícil se você, como eu, as utiliza diretamente no trabalho.

O Facebook por exemplo é um dos meus maiores canais de relacionamento com o cliente, por lá apresento novidades da minha loja, tiro dúvidas, faço vendas. Mas se der bobeira me perco em vídeos de gatinhos fofos ou estrapolo meu horário no bate papo.

Por isso eu digo, disciplina e muita!

Afinal coloque na balança, é melhor você ser ligeiro e não se perder nas distrações ou voltar a ter um chefe te perseguindo se naquele dia você foi muitas vezes ao banheiro?

Melhor ser seu auto-chefe e levar uma rotina de trabalho firme porém equilibrada pela sua própria consciência.

5 – Cuidado com os lanchinhos

Pausas para café ou uma bolacha podem ser ótimas na hora de esfriar um pouco a cabeça, esperar uma idéia que não vem e se manter bem nutrido mas cuidado para não fazer isso a cada meia hora.

A facilidade em pegar comida e a liberdade em fazer isso a hora que quiser podem te transformar em um comilão preguiçoso e minar seu tempo e energia.

Mais uma vez, resista.

6. Faça listas

Não ter chefe é muito bom mas a vezes também é ruim não ter alguém para te orientar e te dizer o que fazer quando o serviço fica bagunçado e cheio de demandas que podem parecer confusas.

Por isso fazer uma lista no final do dia com suas tarefas do dia seguinte é um hábito saudável, você já acorda sabendo tudo o que precisa realizar e resolver.

Gosto de ir além, faço listas de um dia, de uma semana, de um mês, de ano… sou louca por elas! Listo itens a serem comprados, idéias a serem avaliadas, planilhas para dias de limpeza.

7. Mantenha seu espaço limpo e organizado

Não me venha com essa de “eu me acho na minha bagunça”.

Um ambiente de trabalho funcional é bem arrumado.

Imagine que você está visitando um fornecedor e percebe que esqueceu de levar uma informação anotada em uma agenda. Seu escritório precisa estar organizado o suficiente para que você consiga ligar para casa e explicar para a primeira pessoa que atender, rapidamente, onde está o que você precisa.

Na minha opinião esse é o nível básico.

Além disso você deve se orgulhar do seu espaço, ter vontade de convidar as pessoas para conhecerem, ele deve inspirar confiança e maturidade.

8. Não invente programas e passeios em horas inadequadas

"não chame meu nome, não chame meu nome" Fazer happy hour, passear e tirar folgas é fundamental e faz parte de ser uma pessoa equilibrada e produtiva.

Mas se você tem amigos ociosos que ficam inventando mil programas nos dias em que você está comprometido com o trabalho ou que precisa estar bem disposto no dia seguinte, talvez seja melhor recusar alguns desses convites.Foco no trabalho!

9. Mantenha se informado

Talvez você acabe ficando bastante tempo sozinho, não vai mais ter aquele momento social do almoço ou conversas de corredor, por isso se torna ainda mais importante ler o jornal, acompanhar notícias e novidades por conta própria.

Cuidado para não virar um “vaso de planta” dentro de casa que não sabe o que acontece com o mundo.Como já vimos não é legal ficar furando o trabalho e se distraindo atoa mas ficar por fora do mundo ou não fazer networking pode ser muito prejudicial.

Equilíbrio sempre.

10. Pare de inventar desculpas

Trabalhar em casa é legal sim, o que não dá para fazer é ficar enrolando e criando desculpas para tudo, com foco e dedicação você vai longe.

Tenha em mente que é preciso ser disciplinado, paciente e acima de tudo persistente.

Empreender requer coragem!

Espero que essas dicas te ajudem a ter mais produtividade.

"E sempre deixe sua consciência ser seu guia"

DICAS DE COZINHA

DA SARA!

#1 

Sou um parágrafo. Clique aqui para editar e adicionar seu texto.

 

#2

Sou um parágrafo. Clique aqui para editar e adicionar seu texto.

 

#3

Sou um parágrafo. Clique aqui para editar e adicionar seu texto.

bottom of page