top of page

Como Montar Uma Loja Virtual - Parte III

Publicado originalmente em 2014

Se você quer montar sozinho sua loja virtual é melhor aprender a usar programas gráficos. Sobre isso bato o pé mesmo, é bem importante. Em primeiro lugar porque você terá que editar, nem que seja um pouquinho, as fotos dos produtos e também porquê você vai querer deixar sua loja bonita e com a sua cara. Fazer esse texto é um desafio pois se eu for ensinar a usar o Photoshop, que é meu editor de imagens preferido, vamos começar mais uma série infinita de publicações sobre isso e acabar esquecendo a loja em si. Então vou dar algumas dicas e você promete que vai procurar aprender o máximo possível da maneira que for mais conveniente.

-Escolha um programa gráfico e estude, não se assuste com toda a tecnologia, não precisa saber editar fotos no mesmo nível que as revistas fazem. Se não tiver nenhum conhecimento técnico, comece com um fundo colorido e o nome da sua loja em uma fonte bonita, pronto você já terá um cabeçalho.

-Explore todas as funções do programa sem medo, se gostar de algum resultado salve e continue fazendo modificações para ir aprendendo com elas, aos poucos você vai descobrir suas ferramentas preferidas.

-Use o Google! Sempre que se sentir “empacado” procure algum tutorial na internet, você vai se surpreender, tem vídeos e textos ensinando a fazer de tudo, tudo mesmo. Experimente buscar, por exemplo “como criar sombras no photoshop” e encontre uma infinidade de informações úteis.

-Pentelhe peça ajuda para algum amigo que sabe. Todo mundo tem um amigo, parente, vizinho, namorado que sabe muito sobre programas gráficos. Não peça para fazerem algo para você, prefira que te ensinem como se faz, assim cada dúvida se transforma em um aprendizado.

-Se não tiver mesmo jeito para ser autodidata procure um curso, será um investimento que vai valer a pena.

Quando já tiver autonomia para customizar seu layout minha maior dica é: Não se deslumbre!

Ter todas as cores do mundo na mão e infinitas possibilidades podem te deixar meio abobalhada, eu não julgo. Muitas vezes é difícil se conter e escolher o melhor diante de tantas coisas legais. Mas resista à tentação, crie uma cartela de cores bem definida e se mantenha nela. Uma loja super poluída e com mil coisas pulando deixa a vista embaralhada e tira o foco do que é mais importante: o produto e uma navegação confortável para o cliente.

É claro que nada é proibido, só chamo a atenção para, seja qual for seu caminho, tenha sempre em mente que você está montando uma loja, digo e repito, foco no produto.

Com toda a informação do mundo em nossas mãos não tem desculpa para não pesquisar, ver o que outras pessoas estão fazendo e que está dando certo, só não vale copiar.

Uma coisa que você também pode fazer, principalmente enquanto ainda não tiver muita experiência é procurar blogs que disponibilizam layouts prontos gratuitamente ou por preços módicos. Busque no Google, ou no Pinterest por “free templates” ou “free blog backgrounds” vai aparecer muita coisa legal, apenas tenha em mente que não serão exclusivos. Esses layouts prontos também podem ser utilizados apenas como base e serem modificados por você para ficar mais com a cara da sua marca.

Agora você já tem mais um monte de lição de casa, boa sorte, faça tudo com alegria e paciência e volte em breve para mais dicas!

Beijos Lívia Costa

DICAS DE COZINHA

DA SARA!

#1 

Sou um parágrafo. Clique aqui para editar e adicionar seu texto.

 

#2

Sou um parágrafo. Clique aqui para editar e adicionar seu texto.

 

#3

Sou um parágrafo. Clique aqui para editar e adicionar seu texto.

bottom of page