top of page

Como Montar Uma Loja Virtual - Parte II

Publicado originalmente em 2014

Você quer ter uma loja virtual mas não sabe nem por onde começar?

Calma, comece do começo, nós já vimos aqui alguns conceitos que vão te ajudar a organizar as idéias e sair da estaca zero, hoje para animar vamos ver uma parte mais prática do processo que é criar a loja em si.

Quando não temos nenhuma noção de como funcionam os sistemas de e-commerce tudo parece complicado e muitas vezes impossível caso você não entenda nada de programação. A boaótima notícia é que para começar você não precisa entender nada mesmo, vamos explicar melhor, não se assuste, parece feio mas em breve você vai respirar aliviada.

Existem basicamente duas formas de criar uma loja na internet:

1- Você contrata uma uma empresa ou programador para criar a loja, é preciso criar todo um sistema interno de atendimento e organização de produtos, estoque e logística além do layout da loja, claro. É preciso também criar um sistema de pagamento/ recebimento entrando em contato com as bandeiras de cartão de crédito e bancos para gerar boletos e negociar taxas e parcelamentos.

…agora vem a parte boa…

2- Existem muitas plataformas de e-commerce onde todo o sistema logístico já vem pronto e os layouts são fácilmente customizáveis, é mais ou menos como montar um blog; Você faz um cadastro e usa as ferramentas prontas que a plataforma te oferece, já tem sistemas de pagamento próprios ou Pagseguro, Paypal, Moip, Bcash e outros (vamos ver isso melhor depois). Basta cadastrar os produtos e deixar a loja do seu jeito para sair vendendo por ai!

Se você vai fazer um investimento modesto e quer pegar experiência com certeza absoluta a segunda opção é para você. Essas plataformas em geral são pagas mas os valores não costumam passar de 200 reais mensais e é possível ter uma loja muito bacana por 25 – 50 reais.

Escolher a plataforma que mais combine com seu estilo e com seu produto merece bastante pesquisa e atenção, afinal você não quer cadastrar vários produtos, passar um tempão deixando a loja linda e divulgar seu endereço para um mês depois descobrir que não se dá bem com aquele sistema e ter que fazer tudo de novo. Já aconteceu comigo.

Isso só você poderá avaliar mas deixo aqui algumas dicas. Existem o Tanlup e o Elo7, que são especializadas em trabalhos manuais, existe também a loja da UOL que é um sistema bastante confiável e recentemente conheci o Ilúria, onde minha loja está hospedada atualmente. Mas existem muitas e muitas outras. Pergunte para quem já usa, se informe, algumas permitem alguns dias de uso gratuito para teste, o que é bem interessante.

Aqui tem uma imagem para você dar uma espiadinha em como a minha loja é “por dentro”:

Claro que cada sistema é diferente mas no fundo as ferramentas são praticamente as mesmas, esse será seu escritório virtual a partir de onde vai administrar sua loja, tenha isso em mente ao escolher onde vai hospedar sua loja.

Não esqueça que a parte onde o cliente faz suas escolhas, compras e entra em contato com você também deve ser bonito, organizado e atraente. Para deixar a loja bem bonita e com a sua cara é bom ter algum conhecimento em programas gráficos, não precisa ser muito não, hoje em dia existem também muitas opções de programas gráficos bem intuitivos e também sempre podemos pentelhar pedir ajuda para algum amigo que sabe um pouco mais, aos poucos você vai aprender a fazer tudo o que precisa, esse vai ser o tema da próxima postagem.

Cada vez que falo sobre o assunto percebo o quanto o tema é vasto e o quanto temos para falar sobre isso, estou tentando fazer textos pequenos para que fique fácil de acompanhar e de colocar em prática as dicas antes de uma nova enxurrada de informações. Beijos Lívia Costa

DICAS DE COZINHA

DA SARA!

#1 

Sou um parágrafo. Clique aqui para editar e adicionar seu texto.

 

#2

Sou um parágrafo. Clique aqui para editar e adicionar seu texto.

 

#3

Sou um parágrafo. Clique aqui para editar e adicionar seu texto.

bottom of page