top of page

Como Montar Uma Loja Virtual - Parte I

Publicado originalmente em 2014

Nesse último ano em que minha loja virtual cresceu muito tenho recebido mensagens, emails e telefonemas pedindo ajuda e dicas sobre como iniciar e gerenciar um comércio virtual. Por isso decidi fazer uma série de publicações aqui no blog para tentar ajudar quem está iniciando ou pretende embarcar nessa história que pode trazer independência financeira, te libertar de um trabalho no qual você não se sinta apreciada, gerar renda através de um hobby, complementar um negócio que já exista ou gerar uma renda extra. Hoje vou falar de algumas coisas que não são necessariamente sobre internet mas servem para o comércio em geral, questões primárias, sem elas você não terá uma base para iniciar seu negócio.

Em primeiro lugar, vamos ver alguns conceitos de marketing, se você é o tipo de pessoa que pensa no marketing como um bicho feio usado para manipular os outros tente mudar sua mente, eu digo isso pois já fui assim e hoje vejo o marketing como uma ferramenta inteligente, um conjunto de mecanismos que te ajudam a organizar os fundamentos do seu negócio. É claro que existe um lado negro, não vá para o lado negro! Hoje em dias os conceitos mais modernos de marketing (3.0 de Kotler) são baseados no ser humano e em suas necessidades físicas mas principalmente em seus valores e em seu espírito, ou seja, quanto mais benefício sua empresa trouxer para o mundo e quanto maior for o número de pessoas beneficiadas, maior e melhor será sua empresa. Para iniciar seu comércio você precisa ter 4 “P”s, são eles:

Produto - Preço - Ponto – Promoção

Produto:

Muita gente me procura pois tem um produto (sabonetes artesanais, camisetas bacanas, posters, etc) mas não sabe onde vender. Uma loja virtual é uma ótima idéia pois o custo inicial é bem baixo e você pode ir crescendo conforme suas vendas aumentam gradualmente. Outras pessoas tem muita vontade de abrir uma loja mas não tem a menor idéia do que vender, se esse for seu caso pare, respire fundo e pesquise muito. Não adianta nada vender só por vender, um produto interessante é fundamental.

Preço:

Se você já tem um produto não viaje no preço, nem para cima nem para baixo. Pesquise o preço de produtos similares no mercado, faça muitas contas… se você cobrar muito pouco pode ter prejuízo e se cobrar demais corre o risco de não vender nada e ainda ficar com fama de careiro.

Ponto:

No parte do ponto é que entra nosso lance da loja virtual. Mas será que isso é realmente o certo para você? Se pergunte se tem intimidade com as redes sociais, se está acostumado a usar os recursos da internet e qual a sua relação com o comércio virtual mesmo que seja como consumidor. Se você tiver uma experiência ruim com a internet talvez seja melhor começar em feiras e bazeres, existem muitos legais por ai. Invista no que tem a ver com você. Caso já tenha analisado tudo isso e concluído que sim, loja virtual é a sua cara, ótimo! O próximo passo é decidir o formato, hospedagem e plataforma da loja, tenha calma, vamos discutir isso longamente no próximo post.

Promoção:

Não adianta nada investir tempo e dinheiro em um site fantástico e não contar para ninguém que ele existe. É preciso ter em mente que será fundamental fazer muita divulgação e criar estratégias que combinem com o seu público alvo. Quais as redes sociais seus clientes usam, em que horários, qual o tipo de desconto ou brinde você pode oferecer… enfim, as possibilidades são infinitas, o que não pode é esquecer seu site em um beco da rede pensando que as pessoas vão te encontrar do nada.

Ah, quase ia me esquecendo…

o “P” de Paixão também deve ser incluído.

Entusiasmo e amor pelo que se faz farão toda a diferença na sua trajetória, te dará força para encarar dias difíceis e estímulo para alcançar e comemorar vitórias. Dessas primeiras questões surgem muitas e muitas outras… para não ficar massante vamos parar por aqui hoje, você já tem bastante lição de casa e coisas para pensar e anotar nos próximos dias. Anote tudo, anote muito. Suas idéias, dúvidas e descobertas serão seu maior guia.

Boa sorte no novo negócio, volte em breve para mais dicas ;)

Beijos Lívia Costa

DICAS DE COZINHA

DA SARA!

#1 

Sou um parágrafo. Clique aqui para editar e adicionar seu texto.

 

#2

Sou um parágrafo. Clique aqui para editar e adicionar seu texto.

 

#3

Sou um parágrafo. Clique aqui para editar e adicionar seu texto.

bottom of page